Aplicativos como Netflix, iFood e Uber já têm peso relevante no orçamento dos brasileiros, principalmente entre casais ou pessoas que dividem despesas. É o que revela levantamento da fintech Noh, primeira carteira compartilhada do mercado para compras em casal ou grupos de até 10 pessoas.

Estudo inédito aponta que, de junho a agosto deste ano, 12,63% do orçamento conjunto de casais foi gasto com aplicativos de entrega de comida, transporte de passageiros e serviços de streaming. 

Em um momento de inflação elevada, os dados reforçam o diagnóstico da Noh sobre as despesas compartilhadas: casais, famílias ou grupos de amigos já dividem diariamente os mais variados gastos e, mesmo com inovações como o Pix, ainda carecem de opções para automatizar essa divisão e trazer mais transparência e controle do orçamento.

“Quase 13% do orçamento conjunto é gasto com esse tipo de serviço. Supondo uma divisão meio a meio, significa que 6,5% de toda a sua renda pode ficar comprometida se a divisão não for feita na hora e com transparência”, afirma Ana Zucato, CEO da Noh.

Os apps de delivery são os mais utilizados e respondem por 8,14% do orçamento compartilhado dos usuários da Noh, com um ticket médio de R$ 73, aponta o estudo. Na sequência aparecem os apps de transporte, que representam 3,65% dos gastos coletivos, com ticket médio de R$ 33.

Por fim, os serviços de streaming são 0,83% do total de gastos, com desembolso médio de R$ 29 - mesmo com menor representatividade, são despesas frequentes, em geral de periodicidade mensal.

Por que isso importa? 

Considerando todos os tipos de despesas, as famílias brasileiras chegam a compartilhar 85% do orçamento, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE. 

Dados do IBGE mostram ainda que a inflação também chegou aos aplicativos de transporte e streaming - mais um indicativo da importância de fazer o rateio corretamente e com transparência.

O preço médio de corridas por transporte por aplicativo acumula alta de 43,8% nos últimos 12 meses até agosto, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Na mesma comparação, os serviços de streaming sobem 13,3%%.

Serviços mais populares na Noh

Entre os aplicativos de streaming, Netflix, HBOMax e Spotify são os mais populares entre os usuários da Noh, aponta o estudo.

No delivery de comida, o iFood responde por 74% das transações e o Rappi, por 21% - o restante está diluído entre outros apps. Em relação aos aplicativos de transporte, a Uber tem 59% da representação, o Turbi, 33%, enquanto o app da 99 fica com apenas 0,5%.

Como dividir os gastos na Noh

A Noh permite o rateio automático desses gastos por meio de transações com Pix, boleto e o cartão compartilhado pré-pago. Os usuários podem escolher a proporção desejada (50%/50%, 60%/40% ou qualquer outra opção) e este percentual pode ser alterado a cada compra - incluindo despesas passadas.

O cartão compartilhado da Noh, o primeiro do mercado, foi lançado em junho e já é o preferido dos usuários do aplicativo. Ao realizar uma só transação com o cartão, na versão física ou virtual, uma ou mais pessoas já são debitadas na mesma hora e na proporção escolhida. O mesmo mecanismo vale para pagamentos realizados dentro do app por meio de Pix ou boleto.

Saiba mais:

Sobre o levantamento

A Noh lançou seu aplicativo nas lojas em abril de 2022 e já conta com mais de 10 mil downloads. Para o levantamento, foram consideradas 16 mil transações realizadas no app desde junho. 

O estudo mostra gastos reais realizados pelos usuários - é mais preciso, portanto, do que pesquisas feitas por amostragem ou com informações declaradas pelos entrevistados.

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